Nossa história
Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, abriga o segundo mais antigo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro.
Fundado em 1928, ao completar 85 anos, é um orgulho recordar que por estas tradicionais instalações, passaram Presidentes da República, ministros, governadores, empresários, políticos, juristas e anônimos personagens de nossa história, entre os mais de 16 mil jovens que fazem parte desta história.
Inserido nas ricas tradições do povo gaúcho e alvo do carinho e respeito de todos, tem colaborado na formação da juventude gaúcha, incentivando a honestidade, a verdade, a responsabilidade e a humildade, ao mesmo tempo em que promove nos jovens, valores como disciplina, camaradagem, espírito cívico, cidadania, família, honra e patriotismo.
Embasados nesses princípios, em 1993, um grupo de ex-alunos resolveu criar uma entidade que reunisse esses jovens.
Estava fundada a Associação dos ex-Alunos e Amigos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do CPOR/PA de Porto Alegre, a AEAA, com a missão de congregar seus associados, integrar comunidade e Exército, servir de exemplo aos jovens oficiais, apoiar o Comando, defender e valorizar os símbolos da Pátria e preservar o CPOR como patrimônio histórico, cultural e militar.
Em sua existência a AEAA se confunde com o dia-a-dia da Escola, seja ao participar em solenidades, na preservação do patrimônio, da nossa história, ou ainda, na participação em palestras e exercícios no terreno. Em 2008, ao completar 15 anos, transformou-se em uma entidade estadual, a ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS R/2 DO RIO GRANDE DO SUL-CPOR/PA - AOR/2-RS, congregando núcleos municipais do estado. Projeta uma nova Associação que prepare o Oficial da Reserva para participar mais ativamente na vida da sociedade, praticando a solidariedade e o voluntariado e, ao mesmo tempo, que a AOR/RS possa participar mais ativamente na vida de seus associados.
Vamos ser apoio na sua atualização e formação, seja social ou profissional, defender seus interesses e apoiar suas iniciativas.
Ao completar 20 anos, busca ampliar o número de núcleos municipais e se inserir ativamente na sociedade, participando de instâncias que promovam o bem estar social, a educação, a cultura, o esporte, a cidadania, o civismo e a participação cidadã.